Transportadores reclamam da frequência de erros na emissão de documentos fiscais
Desde às 20h deste dia 27, o sistema de emissão de documentos fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) está sem comunicação. Transportadores não conseguem homologar o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), documento emitido pelas empresas de cargas para cobrir as mercadorias entre a localidade de origem e o destinatário.
O assessor jurídico do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado de Mato Grosso (Sindmat), Roni Barbosa, explica que esse é o documento oficial usado para contabilizar as receitas e efetivar o faturamento. “Sem ele, a carga fica parada. Perde-se tempo e dinheiro”, disse.
Um transportador relatou que apenas pela manhã deste dia 28 conseguiu contato com o setor de Tecnologia de Informação da Sefaz. A área informou que realmente existe um problema para emissão do CT-e e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
Também foi feito contato com a Secretária Adjunta de Atendimento ao Cliente (SAAC) da Sefaz, Maria Célia de Oliveira Pereira, que se comprometeu informar o prazo para uma solução. “O contato com a TI e com a própria secretária-adjunta é um procedimento comum e nunca deixaram de nos atender. Porém, o que incomoda é a recorrência de problemas na emissão de documentos fiscais e a demora no retorno do sistema. Muitas vezes o sistema entra em manutenção e não somos informados previamente. Isso precisa melhorar na secretaria”, reclama o assessor do Sindmat. (28/03/2017) Atualizado em 28/03/2017, às 12h30: Sistema voltou à normalidade às 12h.
== Simone Alves Ass. de Comunicação Sindmat 65 9 9648-8069
  • Data: 28/03/2017