Compartilhamento de dados é tema de reunião do GGI

DSCN380122

Na tarde desta terça-feira (21.02), a diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Mato Grosso (Sindmat), participou de mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). “O objetivo do grupo é debater ações de combate aos crimes de roubos de cargas ampliando a inteligência policial e análise criminal”, explica Eleus Vieira de Amorim, presidente do Sindicato.

Nesse encontro, o segundo deste ano, foram apresentados novos protocolos para registro de ocorrências quando se tratar de transporte de cargas. Uma importante definição é a alimentação do banco de dados da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil. “Esse compartilhamento de informações já ocorre nos casos de roubos a defensivos e tem tido resultados positivos”, destacou a delegada Silvia Pauluzzi.

As ocorrências continuarão a ser realizadas nas delegacias regionais, mas serão retransmitidas para essa área de investigação que poderá ajudar na elucidação de crimes.

O secretário estadual de Segurança Pública, Rogers Jarbas, esteve presente na reunião e destacou a importância da integração dos diversos sistemas de monitoramento. Ele também demandou a criação de um projeto com a utilização do sistema de câmeras OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), uma tecnologia que permite converter tipos diferentes de documentos e imagens capturadas com câmera digital em dados pesquisáveis e editáveis, tornando mais fácil a localização de informações e identificações de veículos em tempo real, por exemplo.

Participaram do encontro o vice-presidente do Sindmat, Otávio Fedrizzi, representantes de seguradoras, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e Rota do Oeste. Uma nova reunião está agendada para o próximo dia 6 de março, na Sesp.

Atualizado em 6/03/17 O GGI realizou a reunião do dia, onde as pautas foram projeto de ampliação das câmeras OCR, que ainda precisa ser finalizado, e apresentação de procedimentos padrões para informação e investigação de roubos nas Polícias Militar e Civil.

• Data: 22/02/2017