Veículos pesados: Motoristas começam a ser multados

otmatoliveiraCaminhoneiros foram pegos de surpresa na tarde desta segunda-feira (6) por uma blitz educativa feita por agentes de trânsito, os chamados “Amarelinhos”, próximo ao viaduto da MT-040, no entroncamento da avenida Fernando Corrêa da Costa com a Palmiro Paes de Barros.

As 14 horas, sete agentes fecharam com cones a Fernando Corrêa, forçando o desvio de carretas com mais de 10 toneladas, para que entrassem a direita, passando por baixo do elevado, rumo a MT-040. As 16h, quando encerraram o primeiro dia de operação, 22 motoristas haviam sido avisados de que nao é permitido o tráfego de veículos pesados na Fernando Correa. Nesta terça-feira (7), a operação volta a se posicionar no mesmo lugar, porém os irregulares agora serão multados.

A iniciativa é da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e ocorre quatro dias após um trágico acidente. Na quinta-feira (2), Ana Caroline Aguiar de Oliveira, 29, morreu na avenida Fernando Corrêa. Ela seguia na carona de uma moto, que foi atingida por outro veículo. Nisso ela caiu e um bitrem, que não poderia estar trafegando naquele trecho, vinha atrás e passou por cima dela. Ela morreu no local. Vídeo feito pelas câmeras da Semob mostra a tragédia.

A Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran) apura o caso. O delegado Jefferson Dias, que conduz o inquérito, já adiantou que pode indiciar o motorista da carreta, Deusdete Carmo dos Santos, por homicídio culposo, ou seja, sem intençao, pela morte de Ana Caroline, mas ainda está avaliando. Segundo o delegado, a carreta puxava 37 toneladas. Este acidente repercutiu e teria motivado esta operação.

O supervisor de Trânsito da Semob, Jeancarlos Campos, que coordenou a operaçao inicial, explica que a Lei Municipal 5.463, de 2011, disciplina a circulação de veículos de carga e descarga em Cuiabá. Conforma a lei, somente carros com até 10 toneladas podem circular em qualquer horário em Zona de Área Central (ZAC). Já carros com carga acima de 24 toneladas, somente das 20h as 6h. Há ainda regiões da cidade consideradas Zona de Restrição Máxima (ZRM). Nestas os carros pesados com mais de 24 toneladas nao podem trafegar hora nenhuma.

O supervisor Jeancarlos Campos ressalta que essas carretas, ao infringirem a lei, causam tumulto no trânsito, porque ocupam o lugar de seis a sete veículos. Se quebram na pista, causam ainda mais confusão. “Um guincho custa R$ 1.200 e eles nao querem pagar, ficando na pista até chegar o socorro”, reclama.

A multa prevista em lei para o tráfego irregular nestes casos é de R$ 130,16. Fonte: Gazeta Digital Foto: Otmar Oliveira
  • Data: 07/02/2017
  • Autor: - Fonte: