Caminhoneiros protestam por melhor frete

Caminhoneiros interditaram quatro pontos na BR 364/163, na região de Rondonópolis. Um dos pontos está localizado no km 119, na pista norte. No km 201, na pista sul. No km 206, as duas pistas sentido sul (o trecho é duplicado). E no km 209, na pista norte. O manifesto começou na sexta-feira.

Segundo o representante do Movimento dos Transportadores de Grãos (MTG), Gilson Baitaca, somente caminhões e carretas de cargas de grãos (soja e milho, por exemplo) são abordados e têm a viagem interrompida. Carros, caminhonetes, ônibus e demais veículos trafegam normalmente. Baitaca afirmou que o manifesto dos caminhoneiros pode ocorrer por tempo indeterminado e que o grupo não está protestando contra o governo e sim contra as tradings ao buscar valores mais justos para o frete este ano. Segundo ele, o manifesto deve durar até que as empresas chamem os caminhoneiros para negociação.

Em dezembro do ano passado, foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados o projeto (PL 528/15) que define uma política de preços mínimos para o setor de transporte de cargas. Agora, a proposta passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e, se aprovada, seguirá direto para o Senado.

O projeto determina que, nos meses de janeiro e julho, o Ministério dos Transportes regulamente os valores mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes por eixo carregado. Até que isso ocorra, o texto prevê como mínimo R$ 0,90 por quilômetro rodado para cada eixo carregado, no caso de cargas refrigeradas ou perigosas; e de R$ 0,70, nos demais tipos de cargas. Para fretes considerados curtos (em distâncias inferiores a 800 quilômetros), esses valores são acrescidos em 15%.

Desde 2015, os caminhoneiros realizam protestos em vários estados cobrando esta tabela.

Fonte: Só Notícias/Alex Fama (fotos: assessoria e Agora MT)

• Data: 16/01/2017