Nas refinarias, preço do diesel cai 10,4% e o da gasolina, 3,1%

A Petrobras anunciou nessa terça-feira (8) uma nova redução dos preços de combustíveis nas refinarias. O valor do diesel foi reduzido em 10,4% e o da gasolina, em 3,1%. Se o ajuste for integralmente repassado, o diesel pode ficar até 6,6% mais barato nas bombas – ou cerca de R$ 0,20 por litro - e a gasolina, 1,3% - ou R$ 0,05 por litro.

A estatal Petrobras implementou uma nova política de preços, que reflite os movimentos do mercado internacional de petróleo em períodos mais curtos. Em nota, a Petrobras salientou que, como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis.
O presidente do Sindmat, Eleus Vieira de Amorim, destacou que ainda é cedo para avaliar o reflexo do anúncio da Petrobras nas empresas de transporte de cargas. Disse que no primeiro anúncio ocorreu uma redução insignificante e em alguns postos no país transportadores até se depararam com aumento no preço do óleo diesel.
Pontuou que mesmo que ocorra redução no preço do diesel, não aliviará a situação do transportador, já que a defasagem no frete é muito maior. No setor de grãos, por exemplo, a defasagem pode chegar a 50%.
Com informações da Agência CNT
  • Data: 09/11/2016
  • Autor: - Fonte: