Famílias de motoristas participam do Projeto "Fadiga Zero"

Na manhã deste sábado (15.10), esposas e filhos de motoristas profissionais participam do ‘Fadiga Zero’, um projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso e que conta com a parceria do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso e transportadoras. O trabalho é inédito e vem sendo desenvolvido na Ivoglo Transportes.

São atividades como exames preventivos de aferição de pressão e índice glicêmico, educação no trânsito para as crianças, curso de automaquiagem, palestras, roda de terapia familiar e brincadeiras. “A gente fica mais consciente das dificuldades do trabalho do nosso parceiro e aprendemos como ajudá-lo a se manter tranquilo nas estradas”, comentou Lucinéia Muniz. Egilson Mendes da Silva, esposo de Lucineia é motorista há 20 anos e atua na Ivoglo Transporte. “Existem muitos riscos nas estradas. A fadiga é um grande risco. Para nós, profissionais ações que cuidem de nosso bem estar são muito importantes.

A Ivoglo Transportes de Combustíveis foi a primeira transportadora a aderir ao projeto. A Logística Simarelli, localizada no Distrito Industrial, está sendo parceira e sedeu o espaço para realização de atividades neste sábado e já se prepara para passar a avaliar seus motoristas.

O Fadiga Zero tem como foco fazer com que os motoristas cumpram atividades relacionadas à saúde e ao bem estar com o objetivo final de reduzir acidentes e melhorar a qualidade de vida.

Entre as atividades realizadas constam: triagem odontológica; medição ergométrica (análise de postura); avaliação de temperatura e de vibração do caminhão; avaliação de saúde e nutricional; avaliação campo de visão e a realização do exame de polissonografia.

O projeto ainda busca parcerias para atendimento psicológico do motorista e também de sua família. “É um projeto que consideramos piloto e que já tem gerado interesse de diversas outras empresas”, destaca a pesquisadora, doutora Mariana Peres de Lima. “Não podemos mais simplesmente perceber que o motorista tem um problema e ignorá-lo ou mesmo demitir o profissional”, destaca o empresário Mauro Ivoglo. “Além disso, as empresas que contratam transportadoras estão cada vez mais exigentes quanto à demanda por qualidade e segurança no trabalho”, completou. O programa atinge 60 motoristas da Ivoglo, mas já vislumbra ampliar o número de profissionais participantes através da adesão de outras transportadoras. Somente na Logística Simarelli, 140 motoristas participarão. Além disso, o Fadiga Zero realizado na Ivoglo Transportes está servindo de exemplo para transportadoras prestadoras de serviços a Raízen (Distribuidora Shell) atuantes em outros estados. Esse projeto-piloto tem previsão de ser concluído em 2017, mas a redução no número de acidentes já tem sido notada. [gallery ids="3364,3365,3366,3367,3368,3369,3370,3371,3372,3373,3374,3375,3376,3377,3378,3379,3380,3381,3382,3383,3384,3385"] Simone Alves 65 99648-8069
  • Data: 15/10/2016