Ipem e transportadores discutem situação do órgão no Distrito Industrial

Nesta segunda-feira (22.08), diretores e transportadores associados ao Sindmat estiveram em reunião com membros do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (IPEM), quando dialogaram sobre a interrupção e cobrança pelos serviços de aferição (arqueamento) de tanques.

As medições fiscais foram interrompidas há 20 dias devido à paralisação de uma bomba que auxilia na verificação volumétrica. Os transportadores também questionam a capacidade de atendimento do órgão público. Com a bomba funcionando, apenas três veículos podem ser vistoriados por dia.

O coordenador de Fiscalização Rogério Ponce, o coordenador da agência do Ipem-MT, localizada no Distrito Industrial, Gilson Figueiredo, e o fiscal Rogério Henrique de Oliveira, falaram sobre as dificuldades de agilizar os trabalhos devido à redução de recursos e de pessoal. Lembraram que no ano passado o governo federal anunciou corte de mais de 30% no orçamento dos institutos.

Destacaram que a manutenção da bomba já foi solicitada, mas que existe trâmites burocráticos a serem seguidos.

Segundo eles, o repasse mensal da união passou de R$ 2,2 milhões para R$ 1,5 milhão. O Ipem é um órgão delegado do Inmetro, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento, sendo previsto como contrapartida do Governo Estadual o empréstimo de servidores para atuar no instituto.

A reunião serviu para colocar os transportadores cientes do que ocorre na agência do Distrito. Em busca de melhorar os serviços, uma reunião com o superintendente e deputados federais será agendada para o dia 1º de setembro.

[gallery columns="4" ids="3031,3032,3033,3034"]

Simone Alves Ass. de Comunicação