?Projeto Despoluir avalia o nível de poluição de caminhões

Caminhões de transportadores associados ao Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat) estão sendo aferidos pelo Despoluir, um programa ambiental promovido pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em parceria com a Federação Interestadual das Empresas de Transportes de Carga (Fenatac).

A CNT cedeu um veículo e um opacímetro, equipamento que analisa a fumaça emitida por motores. Assim, em visitas periódicas às empresas de transporte será possível fazer um controle de emissão de poluentes.

O técnico Marcos Costa explica que os caminhões aprovados nos testes recebem um certificado, que precisa ser renovado periodicamente. Os caminhões aprovados ganham um selo verde. Nos casos de reprovação, o teste é encaminhado ao proprietário do veículo, sendo ele responsável por legalizar a situação.

Costa frisa que o controle de emissão de poluentes pode gerar economia, reduzindo também o consumo de óleo diesel, que compõe até 50% do custo do transporte.

O Despoluir tem como objetivo criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor de transporte e contribuir com os esforços mundiais visando a diminuição da emissão de CO2, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. “O estímulo dos transportadores à gestão ambiental reforça ainda mais o papel dos empresários do setor de transporte em compatibilizar desenvolvimento socioeconômico e conservação do meio ambiente”, destaca o presidente do Sindmat, Eleus Vieira de Amorim.

As empresas podem agendar a aferição, sem custos, no Sindmat - Tel. (65) 3027-6638 / (65) 3027-4496 / (65) 3027-5823.

[gallery ids="2785,2786,2787"]

Simone Alves Ass. de Comunicação 65 9648-8069