PRF inicia operação Carnaval 2016 nas rodovias federais de MT

A Polícia Rodoviária Federal iniciou nesta sexta-feira (5) a operação Carnaval 2016. Haverá restrições para veículos de cargas nas cinco rodovias federais que cortam Mato Grosso. Nesta sexta será das 16h às 24h. No sábado (6), das 6h às 12. Na terça-feira (9), das 16h às 24h. Na quarta-feira (10), das 6h às 12h.

Historicamente, o carnaval é o período mais crítico do calendário de operações da PRF, seguido de Natal e Réveillon. Isso por conta do uso abusivo de álcool combinado com a direção do veículo. Por isso, um dos principais focos da PRF será a fiscalização com etilômetros. Informações fornecidas pelo setor de estatísticas, como dias, horários e locais em que há mais ocorrências de acidentes, subsidiam o planejamento para o posicionamento estratégico das viaturas e a definição de comandos específicos.

Todas as viaturas de serviço estarão equipadas com medidores de alcoolemia (bafômetros). Assim, a fiscalização de embriaguez nas rodovias federais poderá acontecer a qualquer momento frente à abordagem em que haja suspeita por parte do policial. A Operação Integrada Rodovida prevê ainda, a fiscalização simultânea por parte dos diversos órgãos de trânsito, cada qual nas vias de sua circunscrição. É importante lembrar que, após as mudanças na Lei Seca, não existe mais tolerância para a quantidade de álcool no organismo de quem dirige. Qualquer traço etílico verificado é suficiente para o motorista ser autuado. A multa é de R$ 1.915, a habilitação é suspensa e o veículo retido. Durante o período do carnaval, o foco da PRF continua sendo as condutas responsáveis por elevados índices de letalidade. Por isso, além da embriaguez ao volante, os esforços de fiscalização estarão voltados para coibir o excesso de velocidade, as ultrapassagens proibidas ou forçadas, o não uso do cinto de segurança e os dispositivos de retenção para as crianças.

Só Notícias

• Data: 05/02/2016