MT tem apenas 9,6% da malha viária em ótimo estado, revela CNT

Mato Grosso possui apenas 445 km de rodovia (entre federal e estadual) em ótimo estado de conservação. A constatação é da Pesquisa CNT de Rodovias 2015, divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), que analisou 4.640 km no Estado. O estudo aponta ainda que 2.035 km encontram-se com a superfície do pavimento "desgastado". BR-163 registra nota "regular" para estado geral da rodovia e pavimentação, enquanto a BR-364 "bom" para estado geral e "regular" para pavimentação. As rodovias estaduais são as que tiveram mais notas "ruim" e "péssimo" como é o caso da MT-483 e MT-246.

Mato Grosso possui uma extensão pavimentada de 8.448 km, dos quais 3.970 km referem-se a rodovias federais e 4.478 km estaduais. A frota veicular é de 1.749.294 veículos entre carros, ônibus e caminhões.

Ministério dos Transportes define regras para reconhecimento dos pontos de parada em rodovias

Ao todo no Brasil foram avaliados 100 mil quilômetros de rodovias pavimentadas pela Pesquisa CNT de Rodovias 2015.

O estudo mostra que 1.700 km em Mato Grosso estão em estado regular. Já em termos de pavimentação 1.933 km tiveram nota regular. Em ótimo estado foram constatados 808 km. Em 4.002 km a Confederação Nacional do Transporte constatou a inexistência de mato cobrindo as placas.

A BR-163 e a BR-070, que fazem parte da concessão ao qual a Rota do Oeste administra no trecho entre a divisa entre Mato Grosso do Sul e Sinop, obtiveram notas "regular" para os quesitos estado geral, pavimento, sinalização e geometria da via. Na BR-070 foram analisados 851 km e na BR-163 1.143 km.

Já na BR-364 a Confederação Nacional do Transporte vistoriou 1.382 km. Para a categoria estado geral e sinalização a nota foi "bom", para pavimento e geometria da via "regular".

CNT_Relatorio por Estado_MT 2015 CNT_Relatório por Estado_MT2014

Olhar Direto