Transportadores cobram criação de grupo especializado no combate ao roubo de cargas

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat), Sindicato dos Motoristas Profissionais de Cuiabá e Região (STETTCR) e a Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários do Estado de Mato Grosso (Fettremat), relataram ao secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, e ao secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, situações de assaltos a roubo de cargas em que foram levantadas informações sobre os crimes sem a rápida realização de diligências pelas polícias. A reunião foi realizada nesta quinta-feira (3), na Casa Civil.

O presidente do Sindmat, Eleus Vieira de Amorim, disse que a ausência de uma delegacia ou mesmo um grupo especializado em combater o roubo de cargas em Mato Grosso deixa os bandidos mais ousados e as instituições policiais mais lentas. “Não é a primeira vez que cobramos mais investigações e ações policiais. Mais uma vez fazemos esse apelo”, comentou Amorim.

As entidades presentes cobraram a integração de informações enviadas às polícias. “A falta de integração das diversas polícias dificulta a apresentação de números exatos de crimes. Mas para se ter uma ideia da gravidade que nós estamos relatando, seguradoras informaram ter indenizado mais de 40 cargas de combustíveis somente neste ano de 2015”, completou Amorim.

O secretário-chefe da Casa Civil se comprometeu a levar a reivindicação do setor ainda nesta quinta-feira ao governador Pedro Taques com o objetivo de já definir a criação de grupo ou área específica de atuação no combate ao crime de roubos de cargas. “Ainda não sei qual o formato e nome terá. Mas está claro que o setor precisa de todo apoio possível para trabalhar com mais segurança”, disse Paulo Taques.

Simone Alves Ass. de Comunicação

• Data: 03/09/2015