Tabela referencial de frete é publicada pela ANTT

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) divulgou no último dia 21 de agosto a Resolução nº 4.810, publicada no Diário Oficial da União, que estabelece regras de referência para cálculo dos custos de frete do serviço do transporte rodoviário remunerado de cargas por conta de terceiros.

Para o desenvolvimento do estudo, foram considerados custos operacionais diretos e tributos incidentes sobre o veículo. Os diretos são determinados por meio de estudos técnicos e são referenciais, pois podem variar conforme a operação a ser efetuada.

Os custos são divididos entre fixos e variáveis. No caso dos fixos, é calculado independente se o veículo está em operação ou não. Estão inseridas nesta categoria tópicos como: reposição de veículo, remuneração mensal do capital empatado no veículo, custo de mão de obra dos motoristas, entre outros. Já os custos variáveis são: manutenção, combustível, lavagem e outros.

O documento divulgado também classifica o custo-peso, que consiste na soma dos custos com deslocamento da carga e o custo fixo, levando em consideração capacidade do veículo que efetuará a operação.

Os estudos foram realizados pelo grupo de trabalho coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério dos Transportes. A ANTT recebeu contribuições da sociedade referente à matéria, por meio de consulta e audiência pública realizada em maio.

Siga o endereço eletrônico para ler a Resolução na íntegra.

http://www.antt.gov.br/…/…/view/41405/Resolucao_n__4810.html

  • Data: 26/08/2015
  • Autor: - Fonte: