Trânsito em Cuiabá: operação de fiscalização é anunciada durante reunião com promotor

Em busca de dialogar sobre o trânsito na Capital, no dia 20 de agosto, o promotor de Justiça do Núcleo de Interesses Difusos e Coletivos, Carlos Eduardo Silva, recebeu em seu gabinete representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat) e da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) em Mato Grosso.

Também participaram o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Thiago França, e o diretor de trânsito de Cuiabá, Gustavo Albino, que anunciaram para os próximos dias uma operação chamada Carga Pesada com o objetivo de fiscalizar o cumprimento de horários de carga e descarga na capital. Destacou também que, no prazo de 60 dias, 30 câmeras serão utilizadas nesse trabalho.

O promotor pediu sugestões de melhorias para o trânsito na capital. Silva lembrou que a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo, em fase de discussão em Cuiabá, também irá relacionar regras para carga e descarga e que, por isso, precisa que os setores que atuam se utilizando de veículos pesados se envolvam nas discussões. O Ministério Público também ouvirá outros segmentos.

O presidente do Sindmat, Eleus Vieira de Amorim, lembrou que as regras vigentes já vêm sendo cumpridas pela maioria do setor. Destacou que durante a gestão anterior, o Sindmat produziu 10 mil panfletos com orientações aos motoristas. Amorim defendeu que a fiscalização precisa ser realizada conjuntamente com ações de educação no trânsito.

O diretor do Sindmat Rafael Giovelli destacou a importância do rodoanel para o transporte. As obras de pavimentação desta via estão paralisadas e sem previsão de continuidade. Na opinião de Giovelli, cerca de 50% dos problemas existentes na Capital serial resolvidos com a utilização do rodoanel. Atualmente, os veículos pesados contam apenas com a rodovia Imigrantes, reformada recentemente, como elo entre o Norte e o Sul do Estado na passagem pela Baixada.

Simone Alves Ass. de Comunicação

• Data: 24/08/2015