Governo Federal institui Grupo de Trabalho para combate ao roubo de cargas

casacivil O objetivo é regulamentar, no prazo de 60 dias, o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas, criado pela Lei Complementar nº 121/2006.

Grupo de trabalho interministerial irá regulamentar, no prazo de 60 dias, o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas, criado pela Lei Complementar nº 121/2006.

A decisão foi tomada em reunião na Casa Civil da Presidência da República, nesta quinta-feira, 2. Portaria instituindo o grupo de trabalho será publicada na próxima semana no Diário Oficial da União.

Entre as ações previstas para o combate ao roubo de cargas no país está promover uma maior integração entre as polícias (Federal, Civil, Militar e Rodoviária) por meio dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), já existentes nos12 estados que sediaram a Copa do Mundo de 2014.

Além disso, a partir de setembro, toda a frota de caminhões do Brasil passará por recadastramento e nova chipagem para permitir a rastreabilidade de cada veículo.

Participaram da reunião, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante e os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo e dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues.

Também estiveram presentes na discussão, representantes das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, além dos deputados federais Vanderlei Macris (PSDB/SP) e Clarissa Garotinho (PR/RJ), integrantes da Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados, que solicitaram o encontro.

Dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística apontam que 82% dos roubos de carga do país ocorrem nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Só o estado de São Paulo é responsável por 48% dos casos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Casa Civil

• Data: 06/07/2015