Produção industrial e emprego seguem em queda em maio, diz CNI

A atividade da indústria brasileira continua em queda, segundo sondagem divulgada nesta terça-feira (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de evolução da produção ficou em 41,7 pontos. Já o índice de evolução do emprego caiu para 41,4 pontos em maio, atingindo novo piso histórico. Pontuação abaixo de 50 indicam queda. Quanto mais abaixo da linha divisória, maior o recuo na comparação com o mês anterior. "Esse resultado demonstra uma redução disseminada da produção industrial, ainda que menos intensa do que a de abril, quando o índice foi de 39,7 pontos", destaca o relatório. "A sondagem industrial de maio expõe a persistência da baixa atividade industrial e o pessimismo sobre a melhora da situação da indústria brasileira no curto prazo". O nível médio de utilização da capacidade instalada das indústrias recuou 1 ponto percentual, para 66%. Em maio de 2014, o índice estava em 71%. Ainda de acordo com a sondagem, o nível de uso do parque fabril efetivo em relação ao usual para o mês atingiu seu piso histórico de 34,9 pontos, o que indica elevada ociosidade da capacidade produtiva da indústria brasileira. Já os estoques aumentaram em maio. O índice de sua evolução subiu para 51,2 pontos (acima da linha divisória, o que indica aumento dos estoques). As expectativas continuam pessimistas em maio e o índice de Intenção de Investimento continuou em queda, atingindo o menor valor da série (43 pontos).

G1

• Data: 23/06/2015