Sindmat cobra ações de Combate ao Roubo de Cargas

Preocupados com o alto índice de roubo de cargas em Mato Grosso, nesta quarta-feira (22.04), diretores do Sindmat e transportadores associados ao Sindicato estiveram reunidos com o secretário estadual Adjunto de Gestão Integrada, Joelson Geraldo Sampaio.

A reunião teve o objetivo de traçar estratégias de inibição de roubos e recuperação de cargas. O secretário reiterou a vontade do governo em criar uma delegacia especializada no combate a esses tipos de crimes envolvendo o setor de transporte, contudo, relatou que a secretaria não tem condições estruturais e de mão-de-obra para tal ação. Porém, o adjunto se colocou à disposição para outras ações. Uma delas seria criar uma força tarefa com a utilização de dados levantados pelo segmento empresarial com apoio de seguradoras. A Polícia Rodoviária Federal também será convidada a participar das reuniões sobre o tema. Na ocasião foi citado que somente a seguradora Pamcary registrou 46 roubos de cargas de combustíveis no ano de 2014. Considerando apenas estes casos, já que existem outras seguradoras cada uma com sua carteira de clientes, o prejuízo chegou a aproximadamente R$ 5 milhões. Rafael Venson, da área de Gerenciamento de Riscos da Randon, se colocou à disposição para fazer parte de uma equipe de levantamento de informações sobre ocorrências e características de roubos de cargas. “Outras empresas serão convidadas a contribuir com relatos de roubos”, destacou o presidente do Sindmat, Eleus Vieira de Amorim. Na próxima semana, o setor de transporte deve se reunir novamente com a secretaria para definir os rumos da força-tarefa.

Sindmat

• Data: 23/04/2015