Pesquisa será ampliada para estudar qualidade de vida dos caminhoneiros e diversos tipos de cargas

Estudar e promover ações para a qualidade de vida do caminhoneiro é a temática de um trabalho a ser desenvolvido pela professora Mariana Peres de Lima, da Faculdade de Engenharia Florestal.

Num trabalho de doutorado que recebeu nota 9,5, traçou um panorama do transporte de cargas de madeira, focando na qualidade de vida do motorista. A pesquisa mostrou uma frota sucateada e condições precárias de trabalho.

Em maio de 2014, o projeto foi submetido à avaliação de Programa do Governo Federal e da União, representada pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da SESu/DIPES, e em parceria com vários Ministérios. Assim, foi aprovado um orçamento para 2015 e 2016, no valor de R$ 299.022,60, para dar sequências às atividades.

Agora a professora deseja ampliar os estudos, indo além do transporte de madeiras, analisando mais uma vez o frete e a frota mais de diversos tipos de cargas. A partir dos resultados do estudo, cartilhas serão elaboradas, assim como ocorreu na elaboração da primeira tese.

Para a ampliação da pesquisa, o Sindmat se comprometeu a ser parceiro, ajudando no repasse de informações.

A proposta da professora Mariana Peres foi apresentada em reunião no dia 20 de abril. Participaram o presidente do Sindmat, Eleus Vieira de Amorim, os diretores Claudio Rigatti e Otávio Fedrizzi e o assessor jurídico, Roni Barbosa.

O Sindmat assinou um documento de anuência e parceria para elaboração da pesquisa.

Segue o documento.

CONVENIO UFMT SINDMAT_0112.compressed

  • Data: 22/04/2015
  • Autor: - Fonte: