Olhar Direto: Caminhoneiros fecham quatro cidades de MT

Caminhoneiros em Diamantino, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum bloquearam as rodovias federais BR-163 e BR-364 entre a meia-noite e às 6h desta quinta-feira (23). Há informações que Matupá e Guarantã do Norte, que dão acesso ao porto de Miritituba, no Pará, podem fechar a qualquer momento. Segundo relatos da categoria, caminhões que chegam a tais municípios estão sendo obrigados a retornar ao ponto de origem.

A nova greve dos caminhoneiros em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia ocorre cerca de dois meses após paralisação que chegou a provocar falta de combustível nos postos do Brasil e alimentos nos supermercados. No Paraná, por exemplo, o litro da gasolina chegou a ser comercializado a R$ 5 e em Mato Grosso chegou-se a encontrar o gás de cozinha (botijão de 13kg) em torno de R$ 100. A paralisação nesta quinta-feira (23), por tempo indeterminado, é decorrente a não regulamentação da Tabela de Frete Mínimo e sim proposto uma tabela de forma referencial sem obrigatoriedade. De acordo com os caminhoneiros, apenas carros de passeio, motos, ambulâncias, viaturas de polícia e ônibus estão autorizados para trafegar pelas rodovias mato-grossenses. A reportagem do Agro Olhar percorreu alguns postos de combustível localizados na BR-163/364 em Cuiabá e constatou considerável fluxo de caminhões parados nos pátios. Pela rodovia, na Capital, que deve ser bloqueada nas próximas horas também, às 6h a movimentação de caminhões circulando era inferior a constatada normalmente no horário. A orientação, vinda da própria categoria, é que nenhum caminhoneiro saia em viagem, pois pode ficar parado no meio do caminho. Os manifestantes reforçam que pelo fato da possibilidade de uma nova paralisação ocorrer ser comunicada desde o dia 26 de março, quando o governo federal pediu prazo para o dia 22 de abril anunciar ou não se regulamentaria a tabela do frete, não se responsabilizam por distribuição água e alimentação aos motoristas que “insistiram em seguir viagem sabendo que iriam ficar parados no bloqueio”. Segundo informações de caminhoneiros em Lucas do Rio Verde, município que fechou a BR-163 à meia-noite desta quinta-feira (23), por volta das 2h da manhã a Polícia Rodoviária Federal esteve no local de bloqueio e retirou os caminhões (em viagem) que estavam em cima da pista parados e solicitou que “voltassem para a sua origem” (ponto inicial da viagem). Reivindicações A pauta de reivindicações segue contendo a Tabela de Frete Mínimo e a redução do preço do óleo diesel, bem como sua alíquota do ICMS em Mato Grosso. Na nova pauta foi acrescentada a aposentadoria por 25 anos de contribuição. Por Viviane Petroli - Olhar Direto
  • Data: 23/04/2015