Encerram-se os bloqueios em Mato Grosso

As rodovias federais e estaduais em Mato Grosso foram desbloqueadas nesta segunda-feira (02), entre o final da tarde e início da noite. Os caminhoneiros e alguns empresários do setor de cargas falam em ‘‘trégua’ nos manifestos. Os bloqueios, que já haviam perdido força, foram encerrados após reunião com o ministro Miguel Rossetto. A suspensão temporária da paralisação, que durou por duas semanas em Mato Grosso, deve ocorrer até o dia 10 de março, quando uma nova rodada de negociações será realizada em Brasília (DF) entre governo federal e representantes da categoria do país todo.

Em pouco mais de uma semana de rodovias bloqueadas Mato Grosso, principalmente o interior, viu-se desabastecido de combustíveis, alimentos, gás de cozinha e até mesmo falta de garrafões de água mineral. Os prejuízos superaram os R$ 100 milhões. Na agricultura os produtores atrasaram a colheita e as semeaduras de milho e algodão por falta de óleo diesel.

Na segunda-feira (02) representantes dos empresários do setor de cargas e dos caminhoneiros autônomos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por intermédio dos senadores Blairo Maggi (PR-MT) e José Medeiros (PPS-MT), estiveram reunidos com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, quando protocolaram a pauta de reivindicação dos dois Estados. A audiência com o ministro foi solicitada visto no dia 25 de fevereiro Mato Grosso e Mato Grosso do Sul não terem tido representantes na reunião realizada na ocasião com o governo federal.

Na segunda-feira também foi aprovada mudanças na lei que trata da jornada de trabalho dos motoristas profissionais, conforme reivindicações da categoria.

Com informações Site Olhar Direto

• Data: 03/03/2015