Uso obrigatório do extintor veicular tipo ABC será prorrogado por 90 dias

Após acordo entre o novo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a obrigatoriedade do uso do extintor de incêndio veicular com carga ABC será prorrogada por 90 dias. Decisão foi tomada na noite do dia 5/1.

A contagem do adiamento será efetuada após a publicação de uma nova resolução, até lá não haverá multa para quem dirigir sem o equipamento.

Após os 90 dias de prorrogação, os condutores que não cumprirem a determinação podem ter de pagar R$ 127,69 de multa e ainda perder cinco pontos na carteira de habilitação. A recomendação vale para veículos que tenham dez anos ou mais, pois, desde 2005, os veículos produzidos no Brasil já saem de fábrica com o extintor recomendado.

A medida tem como objetivo principal proporcionar mais segurança aos motoristas e passageiros. Mais modernos, os extintores com carga ABC têm capacidade de combater princípios de incêndio em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados. Já o extintor BC, mais utilizado até então, apaga incêndio em materiais elétricos energizados, como bateria de carro e fiação elétrica, e também nos combustíveis líquidos (óleo, gasolina e álcool), materiais também recomentados para o equipamento do tipo ABC.

Site Transporta Brasil

  • Data: 08/01/2015
  • Autor: - Fonte: