Oferta e demanda por soja devem subir cerca de 6% em Mato Grosso

A oferta de soja em Mato Grosso deverá ser de 28,13 milhões de tonelada, um volume que supera em 6,1% a verificada no início da safra 2013/2014. Já a demanda 5,9% de crescimento são esperados. É o que revela a 1ª Estimativa de Oferta e Demanda da soja em Mato Grosso Safra 2014/2015, divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Das 28,13 milhões de toneladas previstas neste ciclo, 0,23 mil toneladas virão da safra 2013/2014 como estoque inicial. O Estado já começou a colher, havendo registro de colheitadeiras ligadas em Campos de Júlio e em Chapada dos Guimarães. Como o Agro Olhar já comentou a produção na safra 2014/2015 deverá apresentar alta de 6,1% em comparação ao ciclo anterior e atingir os 27,89 milhões de toneladas. Demanda Pelas projeções apresentadas pelo Imea, acredita-se que Mato Grosso tenha uma demanda de 27,82 milhões de toneladas, o que permitirá a safra 2015/2016 iniciar com um estoque de 0,30 mil toneladas. Do volume estimado para a demanda 15,32 milhões de toneladas deverão ter como destino o exterior, em especial a China. Diante disso, os embarques podem subir 7%. No mercado interno mato-grossense devem ficar 8,5 milhões de toneladas e 4 milhões de toneladas destinados para outros Estados. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 25,1% das 27,89 milhões de toneladas de soja a serem colhidas no estado já foram comercializadas.

Olhar Direto

• Data: 24/12/2014