Após solicitação do Sindmat, Câmara Temática é criada para combate a roubos de cargas

reunião-2 (1)As primeiras reuniões realizadas entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado de Mato Grosso (Sindmat) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) resultaram na criação de uma Câmara Temática - que integra o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Sesp – e que irá atuar especificamente nos casos de roubos de cargas em Mato Grosso.

A informação foi confirmada pelo presidente do Sindmat, Eleus Vieira de Amorim, na noite desta quinta-feira (6), durante uma nova rodada de conversa entre representantes do setor e membros da área de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Em outras oportunidades, o sindicalista já havia apresentado à segurança pública a preocupação do setor, frente ao aumento no número de casos de roubos e assaltos contra caminhoneiros.

Diante da apreensão dos profissionais, o secretário executivo do GGI, tenente coronel Atila Wanderlei da Silva, destacou a criação desta Câmara Temática. Ele explicou que a Câmara é composta de profissionais e aparatos das diferentes forças de segurança, entre elas, as Polícias Judiciária Civil (PJC), a Militar (PM), a Federal (PF) e a Rodoviária Federal (PRF), além do Gefron.

“A secretaria de segurança ‘abraçou’ esta causa e então, montamos essa Câmara Temática. Nosso objetivo é atuar de forma específica e mais enérgica nas investigações e combate aos casos de roubos de cargas no Estado”, observou o tenente.

Além disso, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp) abriu um canal de atendimento específico para atender casos desta natureza. “Agora, a partir do momento que uma ligação feita ao Ciosp relata um caso de roubo de carga, automaticamente, esse relato já recebe uma atenção especial. De imediato, são ativados todas as barreiras da PRF, da PF, da PM, por exemplo”, comentou o secretário adjunto de Inteligência, delegado Wylton Massao Ohara.

Durante a reunião, que contou com a presença de empresários e profissionais ligados ao setor de transporte de cargas, foi salientada a necessidade de que todas as ocorrências sejam registradas junto à polícia. “São com base nesses dados repassados por vocês é que podemos dar continuidade ao mapeamento das áreas e rodovias com maiores índices de roubo, quem são essas pessoas e como elas agem”, observou o tenente Atila Silva.

Legislação – O presidente do Sindmat lembrou que tramita na Assembleia Legislativa, um projeto de lei, de autoria do deputado Romoaldo Júnior, com emendas do deputado Mauro Savi, e que dispõe sobre a cassação da inscrição estadual de contribuintes envolvidos de alguma forma com o crime de roubo de cargas.

Pelo projeto, fica cassada a inscrição daquele que “adquirir, estocar, expor, comercializar e/ou revender bens de consumo ou qualquer outro produto fruto de roubo, furto ou contrabandeados”.

Além disso, o PL prevê que aquelas mercadorias ou cargas, produto de roubo ou furto, cujo a propriedade não possa ser identificada, será incorporado ao patrimônio do Estado, que investirá os recursos - em sua totalidade – em ações de combate ao roubo de cargas em Mato Grosso.

“É importante que a gente mobilize os parlamentares também porque a legislação precisa ser alterada. Temos que buscar punição rigorosa dos envolvidos nessa prática, pois só existe o roubo, porque existem aqueles que compram mercadorias roubadas”, pontuou Eleus Amorim.

A expectativa é de que este Projeto de Lei – que está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia – seja votado ainda este ano.

• Data: 07/11/2014