Onda de assaltos leva Sindmat a se reunir com secretário de Segurança

Preocupados com o aumento de casos de roubos e assaltos contra caminhoneiros, representantes do Sindmat (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado de Mato Grosso) e transportadores associados à entidade se reuniram nesta quarta-feira (15), com o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

Na ocasião, o presidente do Sindmat, Eleus Vieira de Amorim, levou apresentou ao secretário, boletins de ocorrências registrados pela categoria e que expõem a insegurança no setor. Ao todo, são 56 boletins que narram, além de roubos e assaltos, casos de agressões aos caminhoneiros.

De acordo com Amorim, são ocorrências ocorridas entre o final do ano passado e este ano. Do total, 15 foram registrados por apenas uma transportadora.

O sindicalista lembrou que em 31 de maio do ano passado, já havia oficializado a Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), o pedido de criação de uma Delegacia Especializada em Roubos de Cargas, o que até o momento não ocorreu.

O secretário Alexandre Bustamante, por sua vez, reafirmou que a criação da delegacia está prevista no planejamento da Sesp para o próximo governo. Também participaram da reunião o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Osmar Lino Farias e o secretário Adjunto de Inteligência, Wylton Massao Ohara, que ouviram dos empresários o pedido por providências no combate aos roubos de cargas. Um empresa de rastreamento e seguros também esteve representada.

Durante o encontro, ficou acordado que o Sindmat irá participar das reuniões do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública, levando sugestões e dados sobre os roubos. A próxima reunião ocorrerá no dia 3 de novembro.

Simone Alves Ass. de Comunicação 65 9916-5005

• Data: 18/10/2014