Logística é principal promessa de candidatos ao setor produtivo;

amp-_RFP0523A logística foi à principal promessa dos principais candidatos ao governo de Mato Grosso e seus respectivos candidatos ao Senado, na segunda-feira (01), durante o evento “Encontro Candidatos 2014”, realizado no Cenarium Rural. Na ocasião os concorrentes ao pleito nestas eleições apresentaram suas propostas ao setor produtivo da agropecuária mato-grossense e ainda responderam questionamentos feitos pela classe.

Cerca de 400 pessoas lotaram o Cenarium Rural na tarde de segunda-feira. O evento teve inicio às 14h30 com as explanações do candidato ao governo de Mato Grosso Pedro Taques (PDT) e ao Senado Rogério Salles (PSDB). Às 16h15 foi à vez de José Riva (PSD) e Rui Prado (PSD), respectivamente candidatos ao governo do Estado e ao Senado. Às 18h Lúdio Cabral (PT) e Wellington Fagundes (PR), também ao governo e Senado.

Conforme o presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Normando Corral, a “Agenda Positiva do Setor Agropecuário – Pensar MT 2014” elaborada para ser entregue aos candidatos é apenas o produtor falando. “O evento é uma oportunidade que temos de ouvir o que eles têm a nos dizer”.

O principal ponto tocado pelos seis candidatos (três governo e três Senado) foi à logística, conduto os produtores anseiam por outros pontos também. O presidente do Sindicato Rural de Cotriguaçu, Arnaldo de Campos, comenta que é preciso também que haja recursos para investimentos do setor produtivo. “Principalmente na pecuária. Estamos começando setembro e já não temos mais recursos do FCO disponibilizado. É preciso linhas de crédito a longo prazo, além de assistência técnica, para não ocorrer mais o que vimos em Castanheira com relação a estomatite vesicular”.

Tanto o candidato ao governo de Mato Grosso José Riva quanto o opositor de sua coligação, porém ao Senado, Rogério Salles se mostraram a favor da realização de Parcerias Público Privada (PPP) na busca de soluções para a logística mato-grossense. Riva chegou a declarar ser a favor de concessões para as rodovias, exceto aquelas que possuem caráter de ser rodovia de turismo como é o caso da MT-251 que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.

José Riva ainda defendeu a integração dos três modais logísticos em Mato Grosso (rodovia, ferrovia e hidrovia). Quem também defendeu a hidrovia foi Pedro Taques. “Precisamos sim de outros modais. Defendo a hidrovia desde que seja feita seguindo a lei”, declarou Taques reforçando que Mato Grosso é um Estado que se auto atrapalha, pois não se “consegue tirar as coisas do papel”.

Outro ponto defendido tanto por José Riva quanto Pedro Taques foi à industrialização.

Crise De acordo com o candidato ao governo Lúdio Cabral, há 12 anos Mato Grosso enfrenta uma crise de crescimento em decorrência do agronegócio. “O agro registrou crescimento neste período, mas o mesmo não ocorreu com a logística, o setor de serviços e a saúde”.

Olhar Direto Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto Por Viviaane Petrolli

• Data: 02/09/2014