Chegada de equipamento de usina de 290 t a Cuiabá é adiada para domingo
Um rotor de 290 toneladas que está sendo transportado pela BR-163, em Mato Grosso, deverá chegar a Cuiabá neste domingo (20). A previsão era de que o equipamento chegasse nesta quinta-feira (17), mas houve atraso na liberação de documentos fiscais. O rotor vai compor o sistema de geração de energia da Usina Hidrelétrica Teles Pires, em Paranaíta, a 849 km de Cuiabá. O tráfego na rodovia deverá ficar mais lento nas próximas três semanas em razão do transporte da peça. O caminhão deve chegar a Cuiabá no domingo, pela BR-070, vindo de Cáceres, a 220 km da capital. Depois, seguirá pela BR-163 e, posteriormente, pela MT-320 até Paranaíta, na fronteira com o Pará. O transporte até o destino final deverá durar um mês. O veículo, que trafega em velocidade média de 15 km por hora, é escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e faz paradas obrigatórias a cada 30 km de estrada percorridos. O trabalho logístico está sendo realizado por uma viga articulada, puxada por um cavalo mecânico trator e três caminhões acoplados. O veículo reforçado tem 90 metros de comprimento e 256 pneus. Segundo a assessoria da concessionária Rota do Oeste, que auxilia a empresa responsável pelo transporte no trajeto, a prorrogação da chegada do comboio à capital ocorreu devido ao atraso na liberação dos documentos fiscais do equipamento no porto de Cáceres. Esse é o segundo rotor que passa pelo mesmo procedimento em Mato Grosso. As duas peças têm o mesmo fabricante, sediado em Taubaté, no interior de São Paulo. Há pouco mais de um mês, a primeira peça foi transportada nesse mesmo trecho, saindo do Porto de Santos e seguindo por oceano até a Argentina, passando por hidrovias até chegar à Bacia do Paraguai e desembarcando em Cáceres. As duas peças têm as mesmas dimensões, ou seja, 5,30 metros de altura e 8,8 metros de diâmetro, pesando 290 toneladas. Até o final do ano, outros três rotores deverão ser enviados para o estado.