Plano anual de recuperação da BR-163/364 utiliza material tecnológico desenvolvido para a rodovia

A segunda etapa do plano anual de recuperação do pavimento do trecho sob concessão da BR-163/364 começa a ser realizada no trecho entre Várzea Grande e Jangada. Nesta nova frente de serviços, a Concessionária Rota do Oeste utiliza tecnologia inovadora desenvolvida especialmente para o impacto de tráfego e clima de Mato Grosso.

A recuperação e manutenção da rodovia são executadas das 7h às 17h, com operação de tráfego no sistema “Pare e Siga”. A primeira etapa atendeu ao segmento da BR-163 no norte de Mato Grosso, entre Sinop e Sorriso, compreendendo ainda, um segmento específico de 7 km, entre o Posto Gil e Nova Mutum. O investimento é de R$ 30 milhões. Além da recuperação da BR-163/364, a Concessionária segue com as atividades de manutenção e conservação de todo o trecho sob concessão, atuando com obras de reparo localizado, drenagem e limpeza da rodovia, revitalização da sinalização e implantação de elementos de segurança, como as defensas.

De acordo com o diretor Engenharia e Operações da Rota do Oeste, Lucas Suassuna, o plano anual de recuperação da BR-163 prevê uma atividade mais robusta, com maior durabilidade e garantia de vida útil mais longa à rodovia. O serviço realizado entre Jangada e Várzea Grande é semelhante ao executado no norte do Estado, o que inclui a fresagem (remoção da camada asfáltica existente e danificada), aplicação do tratamento superficial duplo (TSD) para evitar a formação de trincas, a reaplicação de camada asfáltica e sinalização.

A novidade está na reutilização da camada asfáltica, que neste trecho conta com a reutilização do fresado. Um material sustentável, estudado pela Rota do Oeste e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) por meio da pesquisa “Aproveitamento de Resíduos de Pavimentos Asfálticos (RAP) em regiões de alta temperatura e tráfego pesado”. Os testes e a análise de desempenho do composto foram desenvolvidos no Laboratório de Pavimentos da Concessionária e com apoio da UFMT.

Recuperação especial - O plano anual de recuperação do pavimento da BR-163/364 é realizado no período seco, antecedendo a época de chuva e de escoamento da safra de soja, período em que o asfalto tende a sofrer um desgaste mais intenso e a recuperação fica mais complexa em decorrência da umidade.

Pare e Siga – Como as obras são realizadas em pista simples, o tráfego será gerenciado em sistema de ‘Pare e Siga’ e a Rota do Oeste recomenda aos usuários para que respeitem a sinalização e as orientações repassadas pelas equipes que trabalham no local. A medida é fundamental para evitar acidentes e garantir a segurança. Atividades desta natureza contemplam o uso de maquinários pesados na pista e contam com a presença de pessoas no local da obra. Descuidos podem resultar em acidentes graves.

Para orientar os usuários da BR-163, a Rota do Oeste disponibiliza três boletins de tráfego diariamente, informando as intervenções realizadas ao longo do trecho sob concessão. Ainda como parte das informações de tráfego, a empresa divulga todos os dias às 19h, a programação de obras para o dia seguinte, possibilitando uma programação da viagem.

Para obter informações atualizadas das condições de tráfego, os usuários também podem entrar em contato por meio do 0800 065 0163, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

• Data: 09/10/2020
  • Autor: Rota do Oeste - Fonte: Rota do Oeste