Projeto social lançado por delegada recebe apoio do setor de transporte de cargas de Mato Grosso
Empresários do setor de transporte de cargas de Mato Grosso são os novos parceiros do projeto Na Fita Certa (NFC), lançado no último mês de abril pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf/VG) com o propósito de evitar a entrada de adolescentes no mundo do crime. Presidente do Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas no Estado de Mato Grosso (Sindmat), Eleus Amorim, oficializou o apoio à iniciativa da delegada Elaine Fernandes da Silva, titular da Derf/VG, sensibilizado com a causa. “O Sindmat reconhece a importância de projetos sociais como este na formação de crianças e adolescentes e vai dar a sua contribuição”, afirmou o presidente ao anunciar a doação de quimonos para os 23 alunos do projeto piloto desenvolvido na Escola Pública Municipal Faustino Antônio da Silva, localizada no loteamento Colinas Verdejantes. Em visita à Derf/VG, Eleus Amorim conheceu detalhes do projeto que tem o esporte, atividades artísticas e culturais, a leitura e o trabalho como ferramentas de inclusão social destes adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade e, portanto, mais expostos à criminalidade. “O sindicato tem como uma de suas missões a responsabilidade social. Com o apoio dos associados, Já desenvolvemos ações voluntárias permanentes e também nos mobilizamos em situações pontuais, como é o caso deste projeto, por entendermos que a união dos setores organizados é fundamental para o enfrentamento das mazelas que atingem nossa sociedade”, observou o presidente do Sindmat.
O transportador Leandro Henrique Teixeira Martins Ribeiro acompanhou Eleus Amorim na visita à Derf/VG e também destacou a dimensão do projeto. “Se cada um de nós fizer uma parte com certeza teremos menos jovens delinquentes”, ponderou.
Elaine Fernandes relatou que tomou a iniciativa de criar o Na Fita Certa por entender que deveria, enquanto agente da segurança pública, fazer algo para evitar que crianças e adolescentes se envolvam cada vez mais cedo com crime, quando deveriam estar na escola ou em atividades esportivas e culturais. E é aí que entra estrategicamente o projeto coordenado pela Derf/VG, oferecendo aos estudantes a oportunidade de acesso a escolinha de futebol e aulas na Escolas de Artes Marciais, com aulas ministradas por policiais da Gerência de Operações Especiais (GOE), e a participar da Escola de Futebol com o professor Marcos Geleia e mais dois policiais do Batalhão Ambiental com formação na área. “O projeto ainda prevê a instalação de uma pequena fábrica de serigrafia destinada à confecção de roupas e acessórios esportivos com a marca NFC”, relatou a delegada, considerando este um de seus grandes sonhos porque também vai envolver a família dos adolescentes A intensão é de tornar a marca NFC uma grife resultado do próprio esforço dos alunos, visto que, como observa a delegada, é comum jovens vulneráveis serem cooptados por traficantes e assaltantes tendo em troca dinheiro para adquirir produtos de marcas famosas. “Queremos que os adolescentes, por meio de atitudes positivas, seja protagonista da sua história, compreendendo que o mundo do crime não fará dele um vencedor”, frisou Elaine Fernandes. Quanto aos equipamentos de serigrafia, Eleus Amorim vai se reunir com associados do Sindmat para discutir de que forma podem contribuir para que o projeto se torne realidade e contribua para que os alunos do projeto piloto tenha a chance de um futuro melhor. Na fita No projeto a expressão “Fita”, gíria que significa crime na marginalidade, é traduzida como “Caminho”. Portanto, os adolescentes estão sendo convidados a andar Na Fita Certa, a trilhar o caminho do bem sendo protagonistas do NFC. Apoios O projeto Na Fita Certa é realizado pela Derf-VG e, além do Sindmat, já tem parceria com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Delegacia Regional de Várzea Grande, Gerência de Operações Especiais (GOE), Academia de Polícia (Acadepol) e Batalhão Ambiental.
  • Data: 08/05/2018