Índios bloqueiam a BR-070 para cobrar pedágio e revoltam transportadores
Dezenas de indígenas estão bloqueando novamente alguns trechos da BR-070 na manhã desta quinta-feira (19), dia do índio. Os bloqueios tiveram início nessa quarta-feira (18). Caminhões e carros estão sendo barrados. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, eles estão variando os pontos de bloqueio, iniciando no KM 240 e se estendendo até o KM 180. São mais de 20 pontos aleatoriamente distribuídos durante o dia. Um dos pontos neste momento é entre os quilômetros 220 e 242 da BR-070, trecho em Poxoréu (265 km de Cuiabá), onde estão cerca de 50 índios. Os índios cobram R$ 50,00 para a passagem de caminhões e R$ 10,00 para carros pequenos. O presidente do Sindicato de Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Mato Grosso (Sindmat), Eleus Vieira de Amorim, disse que os transportadores estão preocupados, visto que, além de terem que pagar três ou quatro barreiras, ainda temem saques. “Desde ontem, os índios estão efetuando bloqueio, no sentido de coagir aos motoristas e cobrar valor como se fosse uma concessionária de pedágio. Eles utilizam esses valores em benefício próprio, para comprar pinga e alimentos”, disse Ele afirmou que somente os caminhoneiros que pagam conseguem passar e, caso se neguem a pagar sofrem avarias em seus caminhões. Eleus ainda disse que alguns índios estão alcoolizados. “Imagine o motorista na rodovia, com mais de 40 homens ao redor dele? Ele tem que pagar”, afirmou o sindicalista. A Polícia Rodoviária Federal está tentando chegar aos pontos de bloqueio, porém, segundo Eleus, os índios possuem um forte esquema de comunicação e quando a PRF está chegando ao local de bloqueio eles desmontam e vão para outro lugar. “Eles montam vários pontos. Para mim isso é formação de quadrilha. Acabamos sendo vítimas desses índios, não são todos, esses são marginais travestidos de índios”, disse. Com isso, os transportadores já estão sofrendo atrasos na entrega das mercadorias para a região. Nessa quarta-feira (18), um caminhão que levava medicamentos saiu de Cuiabá às 4 horas e só chegou em Barra do Garças às 20 horas. “E se tem alguém dependendo desse medicamento com urgência?”, indagou Eleus. O setor de transporte ameaça não mais liberar veículos com destino a região do Vale do Araguaia. Segundo o presidente do sindicato, eles podem optar por deixar os veículos parados nas garagens.
  • Data: 19/04/2018