Sindmat denuncia 143 empresas à ANTT por não cumprirem normas para carga e descarga
A diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Mato Grosso (Sindmat) denunciou nesta terça-feira (19) à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília (DF), 143 empresas que não estão cumprindo com a entrega do comprovante de carga e descarga e nem do pagamento do vale-pedágio. De acordo com os relatórios entregues à ANTT, das 143 empresas visitadas pelo Sindmat em Mato Grosso, 100% não cumprem o tempo máximo de 05 horas de espera para carregamento e descarregamento e 50% não cumprem a lei do vale-pedágio Na documentação entregue ao gerente de fiscalização da ANTT, João Paulo de Souza, o Sindmat pede medidas de intensificação da fiscalização para a garantia do cumprimento destas normas no Estado de Mato Grosso. “Nossa entidade representativa do segmento reivindicou que a ANTT proceda os meios necessários para a fiscalização dos embarcadores visando o cumprimento da lei”, observa o presidente do Sindmat, Eleus Amorim, que foi à reunião acompanhado do presidente da NTC&Logística e da Fenatac, José Hélio Fernandes, além dos diretores Claudio Rigatti, Amilton Luiz de Mendonça, Carlos Dejani. Ainda de acordo com o presidente, o diretor João Paulo de Souza foi sensível à reivindicação e garantiu medidas enérgicas para intensificar a repressão, fiscalização e autuação dos infratores no Estado de Mato Grosso. O Sindmat tem feito um trabalho permanente de conscientização dos embarcadores em busca da garantia da qualidade do atendimento no processo de carga e descarga dos caminhões. Também tem alertado os motoristas para que cobrem o fornecimento do comprovante do horário de chegada do caminhão às empresas para carregamento ou descarregamento. Na semana passada, em reunião na sede do Sindmat, em Cuiabá, a coordenadora de fiscalização da unidade regional do Centro-Norte, Susi Ane Soares, esteve destacou o trabalho do sindicato na busca da legalidade em parceria com a ANTT. “O sindicato de Mato Grosso é atuante, ele está sempre em contato conosco e eu acho que é esse o papel deles, defender seus associados que fazem parte de um mercado regulado como um todo, desde avaliações da implementação das regulamentações, quanto cobrando a fiscalização da irregularidade, porque nós temos que mostrar que vale a pena andar certo”, pontuou. Susi Ane reforçou a grande parceria do Sindmat com a ANTT: “O sindicato faz mapeamentos, fornece informações de locais mais críticos quanto a irregularidades, e nós utilizamos essas informações para planejamento de nossas ações”. A coordenadora se comprometeu em aumentar a presença da ANTT no estado de Mato Grosso. “Nós somos cientes dessa necessidade, então nós teremos programação todo mês no Estado devido a importância de Mato Grosso para o transporte de cargas em nível nacional”, finalizou.
  • Data: 20/09/2017