Sindmat e ANTT alertam sobre tempo de espera para carga e descarga
O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fez uma ação de alerta em frente a fábrica de bebidas Ambev, em Cuiabá (MT), na manhã desta quinta-feira (13), para o cumprimento Resolução 4675/2015, que regulamenta o tempo de espera para carga e descarga de mercadorias.
O presidente do Sindmat, Eleus Amorim, explica que os estabelecimentos estão obrigados a fornecer comprovante do horário que o caminhão chegou para carregamento e descarregamento.
“Após a 5ª hora de espera, se o veículo não for carregado e nem descarregado, o estabelecimento está obrigado a pagar uma estadia ao transportador”, observa Amorim, no valor de R$ 1,38 por tonelada/hora.
Ele ressalta, ainda, que caso o estabelecimento não cumpra o que determina a ANTT, o transportador deve informar o fato ao Sindmat por meio dos telefones 3027-4496 ou 3027-6638.
“É lei, é direito nosso. Não importa se você é funcionário de transportadora ou se é transportador autônomo, temos de mudar essa realidade e sermos respeitados”, alerta Eleus Amorim.
[gallery ids="3769,3768,3767"]
Por Sandra Carvalho