Sindmat e policiais participam de congresso sobre roubo de cargas no RS
O ano de 2016 apresentou um recorde desagradável no que se refere às ocorrências de roubo de cargas no Brasil. Foram mais de 22 mil ocorrências, número 86% superior aos cerca de 12 mil registros verificados em 2011 no país. Neste ano de 2017, os boletins de ocorrências devem aumentar. Na tentativa de reduzir o roubo e diminuir prejuízos, policiais, autoridades e líderes do segmento de transporte rodoviário de cargas (TRC) estiveram reunidos no 2º Encontro de Segurança do TRC das Regiões Sudeste e Sul: Ações de Integração, realizado de 27 a 29 de junho, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. Para relatar experiências de Mato Grosso, uma comitiva formada por representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Mato Grosso (Sindmat) e do setor segurança participaram do evento. “O sindicato ganhou destaque por cobrar ações efetivas de segurança, colaborar em ações de inteligência e por uma doação inédita de equipamentos que fez à Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Mato Grosso”, disse Eleus Vieira de Amorim, presidente do Sindmat e que esteve no evento. Entre os objetos doados estão um drone, dois rastreadores espiões e um notebook. O debate em torno do tema aconteceu nos dias 28 e 29 de junho, no auditório do Centro de Eventos da Fiergs, contando com a presença de representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O congresso aconteceu durante a 19ª edição da TranspoSul, segundo maior evento na área de logística do Brasil. Entre os diversos assuntos tratados estão, política, economia, logística, inovações e riscos. Os investigadores Antônio Figueiredo Pinto e Jean Fernandes Camargo por três dias assistiram a seminários sobre diferentes temas relacionados ao transporte e investigações de roubo de cargas em todo o país. Participaram da capacitação, policiais civis, militares, federais e rodoviários federais, além de outras forças de Segurança, visando a troca de ideias e o fortalecimento do combate a organizações criminosas. Para o delegado titular da DERRFVA, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a participação dos policiais é fundamental para o enfrentamento das organizações criminosas, que cada vez mais se aprimoram na prática dos crimes. “Mato Grosso é um estado muito extenso e também um grande produtor alimentício, sendo a maior parte dos transportes realizados por meio rodoviário, por esse motivo, grande alvo dos roubos de cargas. Diante dessa realidade, faz se necessária a constante atualização de conhecimento para combate das associações criminosas que atuam nessa área”, destacou o delegado. Também participaram do evento o coronel PM o coronel PM Marcos Cunha, adjunto de integração Operacional da secretaria de Segurança Pública; os transportadores Rogerio Machado, Arlindo Souza Filho e o advogado Roni Barbosa. Com informações da Assessoria PJC == Simone Alves Ass. de Comunicação - Sindmat 65 9 9648-806920170629 destaque6303
  • Data: 30/06/2017