Sindmat busca solução para o aumento da aplicação de TADs

Diretores e Associados ao Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Mato Grosso (Sindmat) se reuniram na manhã desta sexta-feira (3) com os deputados estaduais Oscar Bezerra e Mauro Savi, na Assembleia Legislativa, solicitando apoio no diálogo com a Secretaria de Estado de Fazenda.

A Sefaz tem lavrado inúmeros termos de Apreensão e Depósito (TADs), na qual a maioria das multas variam entre R$ 12 mil e R$ 50 mil. Falando apenas sobre o que chegou ao conhecimento do Sindicato, através de seus associados, já foram lavrados 140 TADs. São situações relacionadas à instalação incorreta de lacres, por exemplo, que recebem multas exorbitantes.

O encontro com os deputados resultou no agendamento de uma próxima reunião do Sindmat com Maria Célia de Oliveira Pereira, secretária Adjunta de Atendimento ao Cliente (SAAC), a ser realizada no dia 8 de março, quarta-feira, às 10.

Essa será a terceira reunião em que o setor pede providências ou até mesmo o fim da Portaria 50, que trata do EDI Fiscal. “O EDI fiscal advém de um acordo de cooperação que deveria ajudar e não prejudicar as empresas de transporte de cargas”, destacou Eleus Vieira de Amorim, presidente do Sindmat.

O deputado Mauro Savi se comprometeu a participar da reunião na Sefaz.

Atualizado em 8/03/2017:

No dia 8 de março, às 10h, o presidente do Sindmat, Eleus Vieira de Amorim, esteve na Sefaz em reunião com a secretária Adjunta Maria Célia. A mesma disse que a secretaria está trabalhando no sentido de extinguir a Portaria 50. O secretário de Estado de Fazenda, Gustavo de Oliveira, também foi contactado pelo advogado Ricardo Nigro, via telefone no mesmo dia, e confirmou estar atuando nesse sentido.

Segundo Amorim, caso não tenha uma solução rápida, o próximo passo é agendar reunião com o governador do Estado, Pedro Taques.

[gallery ids="3590,3592"] Simone Alves Ass. de Comunicação
  • Data: 06/03/2017