Juízes conhecem rotinas de transportadora

Um grupo de juízes do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) conheceu in loco o funcionamento da Ivoglo Transporte de Combustíveis, localizada no Distrito Industrial de Cuiabá. A empresa é uma referência no setor e emprega 60 motoristas. Seis magistrados foram recepcionados pelo proprietário, Mauro Ivoglo, que, acompanhado por gestores de diversas áreas, apresentou um panorama da empresa. A explanação abordou procedimentos relacionados à saúde, segurança e controle de jornada de trabalho dos motoristas. Tiveram acesso ao sistema de telemetria, que monitora o comportamento de cada condutor durante as viagens. A telemetria demonstra, por exemplo, hora e local onde ocorrem freadas bruscas. Informações como essa são lançadas automaticamente em relatórios para melhor acompanhamento do transporte, uma segurança a mais para o motorista e a carga. A telemetria tem sido exigência das empresas que contratam o frete. Após a reunião inicial, o grupo visitou as instalações da empresa e conheceram como se dá a operação de um caminhão-tanque. “Esta é com certeza uma importante oportunidade de conhecer in loco a rotina das transportadoras e a parte de instrumentos. A grande novidade é a telemetria. As visitas nos ajudam a olhar as rotinas de trabalho com outro enfoque”, avalia o juiz Wanderley Piano.

Para o empresário Mauro Ivoglo, os magistrados precisam manter o contato estreito com os ambientes de trabalho. “Os juízes vivem muito no mundo jurídico. Eles entendem de processos, mas lidam com pouca prática que se faz necessária para um olhar mais abrangente de quem está julgando ações”, destacou.

A visita é uma solicitação do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Mato Grosso (Sindmat).

[gallery ids="3573,3574,3575,3576,3577,3578,3579,3580,3581,3582,3583,3584,3585"] Simone Alves Ass. de Comunicação
  • Data: 23/02/2017