Transportadora realiza projeto inédito de combate à fadiga
A Ivoglo Transportadora, de propriedade de Mauro Ivoglo, que também é revendedor de combustíveis, com apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat) e da Universidade Federal de Mato Grosso, entre outras entidades, desenvolveu o Projeto Fadiga Zero. O foco é fazer com que os motoristas da empresa cumpram atividades relacionadas à saúde e ao bem estar. O objetivo final é reduzir acidentes e o motorista ser beneficiado também com mais qualidade de vida. Entre as atividades realizadas já constam: triagem odontológica; medição ergométrica (análise de postura); avaliação de temperatura e de vibração do caminhão; avaliação de saúde e nutricional; avaliação campo de visão e por fim a realização do exame de polissonografia. O projeto ainda busca parcerias para atendimento psicológico do motorista e também de sua família. Esposas e filhos também estão sendo levados a participar de atividades e palestras. “Tudo isso é para que a empresa saiba exatamente quais os riscos para melhor lidar com eles. É um projeto que consideramos piloto e que já tem causado interesse em diversas outras empresas”, destaca a pesquisadora, doutora Mariana Peres de Lima. “Não podemos mais simplesmente perceber que o motorista tem um problema e ignorá-lo ou mesmo demitir o profissional”, destaca o empresário Mauro Ivoglo. “Além disso, as empresas contratantes estão cada vez mais exigentes quanto à demanda por qualidade e segurança no trabalho”, completou. O programa atinge 60 motoristas da Ivoglo, mas já vislumbra ampliar o número de profissionais participantes através da adesão de outras transportadoras. O Fadiga Zero realizado na Ivoglo Transportes está servindo de exemplo para transportadoras prestadoras de serviços a Raízen (Distribuidora Shell) atuantes em outros estados. Esse projeto-piloto tem previsão de ser concluído em 2017, mas a redução no número de acidentes já tem sido notada. No final dessa primeira fase do programa, a contratação do motorista demorará não mais 30 dias, mas 60 para que ele inicie o transporte de combustíveis apto fisicamente e psicologicamente. O Projeto Fadiga Zero foi apresentado a outras transportadoras no dia 29 de setembro, no Sindmat. “Não queremos ter esse projeto só para nós. Queremos compartilhar com aqueles que realmente têm interesse”, destaca Ivoglo. [gallery ids="3344,3345,3346,3347,3348,3349"] Simone Alves Ass. de Comunicação
  • Data: 11/10/2016