Dnit recebe projeto de melhoria de sinalização no km 349

A pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso, a concessionária Rota do Oeste entregou ao Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte) uma proposta de melhorias no km 349, da BR 364, perto da Serra de São Vicente, a 50 quilômetros de Cuiabá. A apresentação das sugestões ocorreu na sede do Sindmat no dia 21 de julho, com a presença de transportadores.

O trecho é considerado perigoso devido a pista sinuosa com declive e pouca sinalização. No local é possível encontrar destroços de diversos acidentes, sendo que muitos deles culminaram na morte de motoristas e usuários da rodovia. Ainda é preciso considerar a imprudência de motoristas que fazem a descida em alta velocidade ou com seus veículos sem manutenção adequada.

Todos esses riscos foram analisados in loco no dia 7 de julho por 14 transportadores, técnicos da Concessionária Rota do Oeste e Polícia Rodoviária Federal. A manutenção do trecho está a cargo do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte) que não enviou representante para a inspeção.

O engenheiro responsável por acompanhar obras de duplicação e manutenção na BR 364, Marcelo Sortica, recebeu a proposta e já firmou o compromisso de implantar uma lômbada eletrônica no local no prazo de 30 dias. Afirmou que o contrato de manutenção da rodovia, como, por exemplo, poda de árvore e melhoria da sinalização, já foi assinado e está com ordem de serviço em andamento.

O Dnit acordou conceder um painel para mensagens de alertas aos motoristas.

Para outras melhorias, o prazo é de dois meses. A Rota do Oeste ficou de colaborar com o fornecimento de brita para a área de escape.

Também participaram da reunião o superintendente da Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso, Kellen Arthur Nogueira, e o chefe da 1º Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Emílio Fernandez, além de Fábio Abritta, da Rota do Oeste.

Simone Alves Data: 21/07/2016

[gallery ids="2989,2995,2997,2998,2999,3000,3001"]