Blitz autua 39 motoristas de carretas por trafegarem fora do horário permitido

8821c011aeca028480ad8589f7d75aa9Trinta e nove motoristas foram autuados na manhã do primeiro dia de fiscalização da Operação Carga Pesada. A ação foi desencadeada no início da manhã desta segunda-feira (13) pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para coibir o trânsito de carretas com carga superior a 24 toneladas dentro da cidade após as 6 horas, o que é proibido conforme legislação municipal.

Agentes de trânsito da Semob e policiais da PRF fizeram uma barreira antes do viaduto da Avendia Fernando Corrêa da Costa com a MT-040 e desviaram o caminhão por baixo do viaduto para a Rodovia Palmiro Paes de Barros onde a Semob instalou uma tenda para fazer a notificação dos motoristas. Trabalharam na operação 5 policiais da PRF com três viaturas e 14 agentes de trânsito da Semob apoiados por 6 motocicletas e 3 viaturas.

A maioria das carretas trafegando irregularmente transportava carros (cegonheiras), cargas vivas (frangos) e materiais para construção. “Os motoristas foram orientados a seguirem pela Imigrantes, sentido Trevo do Lagarto, ou retornarem para o Distrito Industrial”, informou o coordenador de Operações e Fiscalizações de Trânsito da Semob, Pablo Bosse. A infração, considerada média (Artigo 187 do CTB), rendeu aos motoristas uma multa de R$ 85,13, além de quatro pontos na carteira de habilitação.

Congestionamento

Conforme as autoridades de trânsito, o que mais preocupa é o tráfego das carretas com peso superior a 24 toneladas, que, fora dos horários permitidos, causa confusão e congestionamento no trânsito. No início do ano, a Semob já havia realizado uma campanha educativa na entrada da cidade na Avenida Fernando Corrêa da Costa (perto do Hotel Presidente), orientando os motoristas a respeitarem a legislação.

De acordo com a Lei Municipal nº 5.463 (27.09.11), as carretas com PBT (Peso Bruto Total) acima de 24 toneladas só podem circular entre 20h e 6h pela Zona de Área Central (ZAC), que abrange o centro da Capital, da Avenida Isaac Póvoas – Generoso Ponce até o Bairro Porto.

No mesmo período e também aos sábados a partir das 14, as carretas também podem circular para a carga e descarga nos corredores de tráfego que incluem os bairros e as avenidas Fernando Correa da Costa, Miguel Sutil e Beira Rio.

Conforme o diretor de Trânsito da Semob, Gustavo Albino, as operações de fiscalização devem continuar semanalmente sempre a partir das 6h e se estendendo até as 20h. Barreiras serão montadas nos principais acessos à cidade. “Estarão na mira da fiscalização vias como a Avenida Fernando Corrêa da Costa, Av. Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) e Avenida das Torres, assim como os acessos pela MT-251 (que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães) e a MT-0l0 (Estrada da Guia)”, informou o diretor.

Secretaria de Mobilidade Urbana Foto: Marcos Vergueiro

  • Data: 13/10/2015
  • Autor: - Fonte: