ATUAÇÃO SINDICAL: Transportadores dialogam com Rota do Oeste sobre pedágios

foto1Conforme informações do gerente de Operações da Concessionária Rota do Oeste, Fábio Abritta, repassadas durante reunião com os transportadores no Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat), na noite desta terça-feira (11), a Concessionária Rota do Oeste já está apta a cobrar pedágios e os valores devem ser anunciados na próxima semana.

A Rota do Oeste concluiu a 2ª etapa da obra de duplicação da rodovia BR-163, completando 55 quilômetros de novas pistas no sul do Estado de Mato Grosso. Somente no trecho entre Rondonópolis e o terminal de cargas da ALL foram entregues 22,5 quilômetros de obras.

De acordo com Abritta, o total supera o mínimo de 10% exigido em contrato para que as arrecadações nas praças iniciem. Na próxima semana deve ser anunciada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a tabela de valores para pagamento de pedágios em oito praças já instaladas em Mato Grosso. Os pedágios passarão a funcionar ainda neste mês de agosto. Outra praça, localizada em Diamantino, deve iniciar a cobrança em setembro.

O valor estipulado no início da concessão, em 2012, de R$ 2,66 para cada 100 quilômetros aproximadamente, será reajustado de acordo com as variações inflacionárias e também com a adesão de outros serviços que não estavam previstos no contrato inicialmente. São novos cinco itens a serem levados em consideração para a formatação da nova tarifa. Entre os aditamentos, constam 30 retornos e passagens urbanas.

Até 2019, a concessionária tem o compromisso de duplicar cerca de 450 km de rodovias, entre a divisa com o Mato Grosso do Sul e Rondonópolis; a Rodovia dos Imigrantes (BR-070) e do trevo do Posto Gil, em Diamantino, até Sinop, onde termina a concessão.

Os transportadores relataram o temor de que os custos com o transporte aumentem ao invés de reduzirem como defende a Rota do Oeste, o que dependerá muito do valor da tarifa a ser aprovado pela ANTT. Para a Rota do Oeste, o custo com o pedágio será compensado com a redução da necessidade de manutenções nos veículos e maior suporte nas rodovias. Já os transportadores entendem que há muitos pedágios em pequenos trechos e que há muitas obras a serem realizadas. “Essa dúvida os empresários do setor do transporte carregam desde quando lançado o edital de concessão. Esse diálogo é importante e saudável porque muitos tiram suas dúvidas sobre os andamentos das obras, mas não elimina essa questão”, disse Eleus Vieira de Amorim, presidente do Sindmat que mediou o encontro.

Praças

A arrecadação está autorizada nas praças nos quilômetros 586,9 (BR-163), próximo a Nova Mutum, km 664,4 (BR-163), em Lucas do Rio Verde e 766,7 (BR-163), em Sorriso, no km 479,1 (BR-364), em Jangada, no 316,5 (BR-364), próximo à escola agrícola São Vicente, 383,1 (BR-364), entre a Serra de São Vicente e Cuiabá, km 33,6 (BR-163), na região do distrito de Ouro Branco, 214,4 (BR-364), região de Rondonópolis. Em setembro, deve começar a cobrança na praça de Diamantino, no km 579 (BR-163).

O pagamento da tarifa poderá ser feito em dinheiro ou com o serviço de identificação e pagamento eletrônico para veículos. O sistema que permite o pagamento automático de pedágios por meio de um pequeno aparelho de comunicação via rádio instalado no veículo.

A expectativa é que 70 mil veículos passem por dia nessas praças. Não haverá cobrança para eixo suspenso. Sensores é que avaliarão quais os eixos levantados e isentos de cobrança.

Simone Alves Ass. de Comunicação do Sindmat 65 9648-8069 65 9916-5005

• Data: 12/08/2015