Motorista registra péssimas condições de rodovia no Araguaia

IMG-20150412-WA0027[1] A MT-158 deveria ser o principal elo viário entre o Araguaia, em Mato Grosso, e Marabá, no Pará. Acaba não tendo esta função devido a estrada, em um longo trecho, estar intransitável, principalmente no período chuvoso. Um motorista registrou em vídeo a situação de caos.

Ele afirma ter percorrido 120 quilômetros de estrada de chão. Viu pelo caminho muitos atoleiros. Caminhões sendo guinchados demonstram que trafegar na MT-158 com chuva é uma ação de muito risco. Mesmo em velocidade reduzida, a trepidação nos veículos é inevitável e o tempo de trânsito chega a 10 horas facilmente.

O Vale do Araguaia produz mais de 1 milhão de toneladas e conta com muitos pastagens que aos poucos vem se transformando em lavouras. Hoje, grande parte da produção do Araguaia vai para o porto de Santos, a mais de 1.700 quilômetros de distância. Se a rodovia estivesse asfaltada, o caminho a ser percorrido poderia ser menor. Os agricultores poderiam transportar a produção para o porto de Marabá, no Pará, que está a 500 quilômetros da região.

Mas para a produção que em breve deve chegar a 4 milhões de toneladas ser escoada nessa direção mais curta, o desenvolvimento logístico no Vale do Araguaia precisa acontecer.IMG-20150412-WA0028[1]

Assista ao vídeo e veja como anda a trafegabilidade na região.

[video width="640" height="480" mp4="http://sindmat.org.br/wp-content/uploads/2015/04/VID-20150412-WA0026.mp4"][/video]

• Data: 12/04/2015